A frase “Não existem pequenos países, mas pequenas ideias”, de Paul Otlet, pensador e idealizador da construção de um mundo pacificado e interligado pelos conhecimentos, ilustra de forma bastante atual o ambiente globalizado das chamadas sociedades da informação. Desde meados do século XX, o teórico e criador da Documentação referenciou uma linhagem de estudos e questões que influenciou pesquisadores em muitos países, inclusive na França e no Brasil, abrindo-se as primeiras vias para uma interlocução sobre o campo de estudos da informação entre os dois países.

Mais tarde, nos anos 70 do século passado, outro precursor, Jean Meyriat, acolheu e dialogou com pesquisadores brasileiros sobre temas e questões de pesquisa da informação, quando organizou na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales- EHESS o Doctorat de 3ème. Cycle en Sciences de l’Information et de la Communication, enquanto no Brasil criava-se o primeiro programa de pós-graduação em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT, em acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, seguido pelos Programas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UnB).

A partir da década de 1990, graças aos esforços de instituições, pesquisadores e laboratórios de pesquisa nos dois países, o campo de estudos da informação e da comunicação se consolida como área não apenas profissional e de ensino, mas também como disciplina de pesquisa e de produção de conhecimentos, quando se conservaram e ampliaram os intercâmbios entre grupos de pesquisa no Brasil e na França.

A Rede MUSSI assume a missão de dar sequência e consolidar esses elos históricos, os quais vêm se fortalecendo nos últimos anos com o trânsito de pesquisadores e estudantes de laboratórios de pesquisa dos dois países em conferências, cursos, colóquios, visitas, estágios de pós-doutorado, publicações e outras atividades.

Em junho de 2007 foi realizado, na França, o primeiro encontro para discutir a criação de uma rede de pesquisadores em informação conservando o espírito otletiano, apagando-se fronteiras geográficas e institucionais para promover estudos e pesquisas conjuntas sobre o papel exercido pela informação no desenvolvimento das sociedades.

Nessa direção, a temática proposta pela rede pretende abarcar questões que dizem respeito às novas formas de apropriações dos conhecimentos, saberes e informações, e suas mediações culturais, epistemológicas, metodológicas, técnicas, políticas e econômicas, de forma a abordar o fenômeno informacional de maneira social, conceitual e crítica.

La volonté d'obtenir une information est donc un élément nécessaire pour qu'un object soit considéré comme un document, alors que la volonté de son créateur peut avoir été autre."