A Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (MUSSI) foi criada, em 2007, por iniciativa de Regina Marteleto (Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Ibict e da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Brasil) e de Viviane Couzinet (Professora de Ciências da Informação e da Comunicação na Université de Toulouse III, França). A Rede reúne pesquisadores brasileiros e franceses inseridos no campo de estudos da informação, interessados em temáticas de pesquisa que associam os aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos do conhecimento aos interesses e necessidades da sociedade. Acolhe pesquisadores associados de outras disciplinas conexas e de outros países.

O objetivo da Rede é promover os estudos, a formação e as trocas entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos dois países, e de favorecer a criação de elos institucionais e científicos entre grupos e laboratórios de pesquisa.

Para atingir esse objetivo, estimula diversas iniciativas, como a publicação de artigos em revistas científicas dos dois países, a participação em bancas de teses, a organização de eventos, as visitas em laboratórios de pesquisa. Além dessas, incentiva a promoção do debate e das interações entre os grupos por meio da organização de Colóquios (2008, 2011, 2014, 2018) e Jornadas (2010, 2012, 2016) científicos  internacionais, realizados alternadamente no Brasil e na França.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Pelo Brasil

Regina MARTELETO (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ)

Pela França

Viviane COUZINET (Laboratoire d’Études et Recherches Appliquées en Sciences Sociales, LERASS, Equipe Médiations en information-communication spécialisée, MICS, Université Paul Sabatier, Toulouse 3)

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA ADJUNTA

Gustavo Silva SALDANHA (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio)

Icléia THIESEN (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio)

Isabelle FABRE (Ecole Nationale Supérieure de Formation de l’Enseignement Agronomique, Ensfea)

Marilda Lopes Ginez de LARA (Universidade de São Paulo, USP)

Marta Macedo Kerr PINHEIRO (Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, FUMEC; PPGCI/UFMG)

Patrick FRAYSSE (Université Paul Sabatier, Toulouse 3)

Yves JEANNERET (Université Paris 4, Sorbonne)

Les dimensions sociales et techniques d'un dispositif particulier, dedié à la mise en commun d'informations et au partage des savoirs, se composent d'acteurs, de techniques et d'objets matériels en interaction permanente et dans un contexte défini, tous liés entre eux".

Viviane Couzinet (2011)
Les dispositifs: question documentaire
Fechar Menu